Quem sou eu

Coordenadora Pedagógica da EMEF Dr. Rabindranath Tagore dos Santos Pires da rede municipal de São Roque/SP. • Pós – Graduação em Tecnologia e Educação a Distância – UNICID (Universidade Cidade de São Paulo); • Pós – Graduação em Gestão Educacional com Ênfase em Direito Educacional – FAFIPA (Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí); • Licenciatura Plena em Pedagogia Academia de Ensino Superior (Faculdade Barão de Piratininga).

sábado, 29 de maio de 2010

Coordenadora da EMEF Tagore e professor de informática participam do 13º Encontro de Pesquisadores e Iniciação Científica / 8º Encontro de Extensão.







ALUNOS DA EMEF PAULO RICARDO DA SILVEIRA SANTOS E EMEF DR. RABINDRANATH TAGORE DOS SANTOS PIRES












ANÁLISE DO RECURSO TECNOLÓGICO MESA EDUCACIONAL ALFABETO

Prof.ª Adriana de Faria- AES
Prof. Paulo Ricardo dos Santos- AES
Orientador: Profº. Ms. César Eugênio Gomes da Silva – AES

O contexto escolar apresenta características singulares em cada geração, através das necessidades intrínsecas que a sociedade exige. A escola é um local de manifestação dessas mudanças, e o presente trabalho procurou analisar como duas escolas com realidades distintas utilizam os mesmos recursos tecnológicos provenientes para um mesmo objetivo: a alfabetização. O Recurso Tecnológico analisado foi a Mesa Educacional Alfabeto, desenvolvida pela empresa Positivo Informática S.A, sendo que essa ferramenta é constituída por módulos eletrônicos, softwares educacionais e uma variedade de materiais concretos, tendo um layout exclusivo que permite um trabalho em até seis crianças por computador. As escolas analisadas foram a EMEF Rabindranath Tagore dos Santos Pires, que localiza-se em um bairro periférico da cidade, em que a comunidade é bastante carente em diversos aspectos, e a outra escola é a EMEF Paulo Ricardo da Silveira Santos, que situa-se na região central, e a maior parte de sua clientela é de classe média e classe média alta. Ficou evidenciado que independente da localização das escolas, o recurso tecnológico proporcionou e auxiliou o processo de alfabetização dos alunos, sendo que a escola localizada na região periférica da cidade apresentou um número de alunos alfabetizados igual aos da escola central, demonstrando, dessa forma, que se um recurso tecnológico for bem aplicado e desenvolvido, produzem resultados significativos independente do contexto social, cultural e econômico no quais os alunos estejam inseridos.





































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